Plataforma online Remadd

Networking através de pesquisas elaboradas

Remadd é uma plataforma online com uma configuração semelhante a uma rede social, que conecta empresas e profissionais por meio da elaboração de pesquisas específicas.

Com o produto ainda na fase de teste, fui responsável por elaborar uma satisfatória experiência para os usuários da interface.

Logo e nome alterados para preservar o cliente

✅ O que foi feito?

✔ Fluxo de telas

✔ Biblioteca de componetes

✔ Style guide

🥷 Equipe

✔ Product Owner (2)

✔ Devs (3)

✔ UX/UI Designer (2)

✔ Scrum Master (1)

🛠️ Ferramentas

✔ Figma

✔ Skype

✔ Slack

Pesquisas além do Google

Basicamente, o Remadd permite que uma empresa realize pesquisas específicas sobre determinados assuntos, buscando informações que geralmente o Google não pode fornecer. Essas questões requerem a expertise de um profissional qualificado ou de uma empresa especializada para oferecer respostas precisas e assertivas.

Dentro de um cenário B2B, identifiquei três principais personas: o representante de uma empresa que realiza a pesquisa, o representante de uma empresa especializada que responde à pesquisa e um profissional independente que também pode oferecer respostas às pesquisas.

Design Process

Empathize ❤️+🧭️

✔ Benchmarking (mídias sociais)

✔ Análise de mercado

✔ Análise de tendência (mídias sociais)

Jornada do usuário

✔ Moodboard

✔ Proto-persona

Define 💡

✔ User flow

✔ Wireframe

✔ Validação técnica

Prototype 🔧

✔ UI flow

✔ Style guide

✔ Biblioteca de componentes

Delivery 📦

✔ Suporte na implementação

Mais a fundo no processo

A plataforma possui uma estrutura semelhante ao LinkedIn, não pela dinâmica de da exibição de feeds profissionais e comerciais, mas pela forma como conecta profissionais qualificados e empresas especializadas.

O objetivo da solução era responder à seguinte pergunta: “Quem pode fornecer uma resposta extremamente específica sobre tecnologia, ciência, engenharia ou qualquer outra área, considerando que esse tipo de resposta só pode vir de uma fonte confiável e especializada?”

Essas respostas não estão disponíveis em blogs ou fóruns online. Ao analisar o mercado, encontrei exemplos como advogados que oferecem assistência em direito para revisar contratos e empresas que prestam consultoria financeira e de investimento.

Essas são informações que dificilmente são encontradas gratuitamente na internet.

A jornada…

Com mais informações, pude elaborar a “jornada do herói”. Imagine, o usuário não encontra a resposta desejada em uma pesquisa no Google e é direcionado para um serviço de consultoria paga, mas poxa, ele não quer assinar um contrato sem ter certeza da capacidade e competência da empresa.

Além disso, ele enfrenta um processo demorado para obter uma resposta e, caso essa resposta não seja satisfatória, ele precisará cancelar o contrato e recomeçar sua busca.

Então, esse usuário descobre a Remadd, uma plataforma fácil de usar, com elementos familiares de pesquisa e chat. É um ambiente corporativo, porém moderno, leve e descontraído, projetado para conectar profissionais e empresas.

Através das respostas fornecidas na pesquisa, o usuário entra em contato com os profissionais e aprofunda sua relação, contratando seus serviços de forma mais confiante e informada.

Personas

De forma bem resumida esse é um exemplo das personas idealizadas para o projeto:

🧑🏽
Representante de uma empresa que forma a pesquisa

Exemplo: Diretor Financeiro de uma cooperativa do setor do Agronegócio que pesquisa informações especificas sobre o crédito agrícola.

👩🏻
Representante de uma empresa que responde a pesquisa

Exemplo: Gerente de vendas que responde trazendo pontos detalhados e se apresentando como uma conexão que oferece soluções no setor.

👩🏾
Profissional qualificado que também responde a pesquisa

Exemplo: Correspondente bancária que responde a pesquisa se mostrando uma conexão de contratação ou parceria.

Com base em soluções populares e bem cotidianas de Chat para os usuários como o WhatsApp Web, construí uma espaço para contato direto entre as partes envolvidas, segmentando as conversas por assunto (pesquisa).

Considerações e satisfação

O projeto foi bem interessante, considerando as dores e soluções apresentadas. Tive liberdade para propor ideias e atividades sobre o processo, e isso conta muito para impulsionar a vontade de todo Product Design a realizar algo bem sucedido.

A interação com o time foi muito boa, engajada e com o sentimento de todos no mesmo barco para entregar ao incrível.