Plataforma online Remadd
Networking através de pesquisas elaboradas
Remadd é uma plataforma online com uma configuração semelhante a uma rede social, que conecta empresas e profissionais por meio da elaboração de pesquisas específicas.
Com o produto ainda na fase de teste, fui responsável por elaborar uma satisfatória experiência para os usuários da interface.
Logo e nome alterados para preservar o cliente
✅ O que foi feito?
✔ Fluxo de telas
✔ Biblioteca de componetes
✔ Style guide
🥷 Equipe
✔ Product Owner (2)
✔ Devs (3)
✔ UX/UI Designer (2)
✔ Scrum Master (1)
🛠️ Ferramentas
✔ Figma
✔ Skype
✔ Slack
Pesquisas além do Google
Basicamente, o Remadd permite que uma empresa realize pesquisas específicas sobre determinados assuntos, buscando informações que geralmente o Google não pode fornecer. Essas questões requerem a expertise de um profissional qualificado ou de uma empresa especializada para oferecer respostas precisas e assertivas.
Dentro de um cenário B2B, identifiquei três principais personas: o representante de uma empresa que realiza a pesquisa, o representante de uma empresa especializada que responde à pesquisa e um profissional independente que também pode oferecer respostas às pesquisas.
Design Process
Empathize ❤️+🧭️
✔ Benchmarking (mídias sociais)
✔ Análise de mercado
✔ Análise de tendência (mídias sociais)
✔ Jornada do usuário
✔ Moodboard
✔ Proto-persona
Define 💡
✔ User flow
✔ Wireframe
✔ Validação técnica
Prototype 🔧
✔ UI flow
✔ Style guide
✔ Biblioteca de componentes
Delivery 📦
✔ Suporte na implementação
Mais a fundo no processo
A plataforma possui uma estrutura semelhante ao LinkedIn, não pela dinâmica de da exibição de feeds profissionais e comerciais, mas pela forma como conecta profissionais qualificados e empresas especializadas.
O objetivo da solução era responder à seguinte pergunta: “Quem pode fornecer uma resposta extremamente específica sobre tecnologia, ciência, engenharia ou qualquer outra área, considerando que esse tipo de resposta só pode vir de uma fonte confiável e especializada?”
Essas respostas não estão disponíveis em blogs ou fóruns online. Ao analisar o mercado, encontrei exemplos como advogados que oferecem assistência em direito para revisar contratos e empresas que prestam consultoria financeira e de investimento.
Essas são informações que dificilmente são encontradas gratuitamente na internet.
A jornada…
Com mais informações, pude elaborar a “jornada do herói”. Imagine, o usuário não encontra a resposta desejada em uma pesquisa no Google e é direcionado para um serviço de consultoria paga, mas poxa, ele não quer assinar um contrato sem ter certeza da capacidade e competência da empresa.
Além disso, ele enfrenta um processo demorado para obter uma resposta e, caso essa resposta não seja satisfatória, ele precisará cancelar o contrato e recomeçar sua busca.
Então, esse usuário descobre a Remadd, uma plataforma fácil de usar, com elementos familiares de pesquisa e chat. É um ambiente corporativo, porém moderno, leve e descontraído, projetado para conectar profissionais e empresas.
Através das respostas fornecidas na pesquisa, o usuário entra em contato com os profissionais e aprofunda sua relação, contratando seus serviços de forma mais confiante e informada.
Personas
De forma bem resumida esse é um exemplo das personas idealizadas para o projeto:
🧑🏽
Representante de uma empresa que forma a pesquisa
Exemplo: Diretor Financeiro de uma cooperativa do setor do Agronegócio que pesquisa informações especificas sobre o crédito agrícola.
👩🏻
Representante de uma empresa que responde a pesquisa
Exemplo: Gerente de vendas que responde trazendo pontos detalhados e se apresentando como uma conexão que oferece soluções no setor.
👩🏾
Profissional qualificado que também responde a pesquisa
Exemplo: Correspondente bancária que responde a pesquisa se mostrando uma conexão de contratação ou parceria.
Com base em soluções populares e bem cotidianas de Chat para os usuários como o WhatsApp Web, construí uma espaço para contato direto entre as partes envolvidas, segmentando as conversas por assunto (pesquisa).
Considerações e satisfação
O projeto foi bem interessante, considerando as dores e soluções apresentadas. Tive liberdade para propor ideias e atividades sobre o processo, e isso conta muito para impulsionar a vontade de todo Product Design a realizar algo bem sucedido.
A interação com o time foi muito boa, engajada e com o sentimento de todos no mesmo barco para entregar ao incrível.